Quem possui um automóvel já deve ter ouvido falar muitas vezes da necessidade de revisão periódica e serviços de alinhamento automotivo, balanceamento e cambagem.
O alinhamento tem como principal função ajustar a posição das rodas na suspensão.
Não é difícil perceber se um carro está desalinhado, pois basta ver onde se encontram o os maiores desgastes no pneu e se eles cantam no momento das curvas.
Um desalinhamento é indicado quando os pneus dianteiros e traseiros possuem desgaste desigual.
Quando você está dirigindo em linha reta e o volante puxa para algum dos lados, direito ou esquerdo, pode ser um sinal de que o automóvel necessita de um alinhamento, que pode ser um alinhamento a laser de eixos, por exemplo.
Todas as peças da suspensão automotiva devem estar em perfeito funcionamento, pois elas influenciam também no alinhamento.
Já o balanceamento é o processo que visa equilibrar a estática e a dinâmica do sistema pneu e roda. Diferentemente do alinhamento, ele atua fazendo o posicionamento de contrapesos de chumbo na roda para que ela tenha equilíbrio como um todo.
A cambagem é um ajuste que tem a função de controle das características de rolamento das rodas. Ela indica a inclinação da roda de um carro em relação ao plano horizontal.
Dessa forma, quando ela não está ajustada de forma correta, o carro tende a desgastar mais um pneu do que o outro, o que acaba causando perda de estabilidade.
Especialistas recomendam que o alinhamento a laser e o balanceamento dos pneus seja feito a cada dez mil quilômetros rodados.
Porém, é importante respeitar o tempo de vida útil de um pneu, que gira em torno de 80 mil quilômetros rodados.para saber quando há a necessidade de fazer a cambagem, a parte frontal do veículo deve ser observada.
O ângulo ideal de posicionamento dos pneus é o ângulo reto, ou seja, um lado do carro nunca deve ter uma maior inclinação do que o outro lado.
É recomendado que se realize a cambagem junto com o alinhamento a laser automotivo para que o carro saia da manutenção em perfeito estado.