Oficina mecânica: diferencial na prestação de serviços de manutenção

  • Home
  • Oficina mecânica: diferencial na prestação de serviços de manutenção

Oficina mecânica: diferencial na prestação de serviços de manutenção

Um veículo parado para a manutenção implica em ociosidade de frota e perda de receita; o transportador precisa ver a oficina mecânica como diferencial na sua prestação de serviços.

Neste artigo, apresentaremos alguns fundamentos e os principais requisitos para se obter uma manutenção de frota diferenciada.

A partir do momento em que uma empresa possui um veículo, passa a fazer sentido uma preocupação com a administração racional desse bem.

Isso se justifica por várias razões, como o fato dos veículos serem bens de produção de custo elevado, além dos atritos, desgastes ou danos ao próprio veículo que, inevitavelmente, irão acontecer.

Ressalte-se que a manutenção de frotas de veículos ainda está sujeita a certas condições e fatores ambientais que a tornam particularmente complexa, como o estado da malha viária e a atuação de mercado dos fabricantes de veículos e implementos.

A importância da manutenção de frotas no atual contexto logístico
Definimos Manutenção de Frotas de Veículos como um conjunto de medidas e operações, cujo objetivo é colocar em condições adequadas para uso todos os equipamentos, visando o aumento de produtividade, segurança e economia para a empresa e principalmente, obter maior confiança do cliente na prestação dos serviços.

A missão da logística é dispor a mercadoria ou serviço no tempo certo, nas condições desejadas e no destino pretendido para o cliente, ao mesmo tempo em que ela trabalha para atingir a satisfação do cliente para manter a relação comercial entre as partes.

Uma frota de veículos representa um patrimônio valioso para as empresas de transporte e precisa de uma atenção especial, pois uma falha no equipamento fará com que a cadeia de distribuição dos produtos fique comprometida.

Neste caso, uma oficina mecânica como diferencial será uma excelente alternativa de competitividade.

Cabe ao gestor de frota zelar pela integridade destes veículos para que, através da realização do serviço de transporte, ocorra a geração de receitas.

Tipos de manutenção para uma frota de veículos
Várias alternativas de manutenção para uma frota de veículos foram criadas pelas transportadoras, sempre visando maximizar a disponibilidade dos equipamentos e minimizar os custos, gerando produtividade com segurança física e ambiental.

Destacamos os seguintes tipos de manutenção que podem ser realizadas: operacional (checklist realizado pelo condutor do veículo com o intuito de se verificar a existência de algum problema que impeça a utilização de um equipamento no transporte), preventiva, corretiva e inspeção veicular (verificação visual de itens que constam do plano de manutenção preventiva de um determinado equipamento).

Como escolher a estrutura mais adequada para a manutenção de uma frota
Até meados dos anos 90, a maioria das empresas de transportes realizavam as manutenções de seus equipamentos em oficinas próprias, com muitos profissionais e diversos setores mecânicos fazendo praticamente todos os serviços relacionados à manutenção em suas estruturas.

Com a mudança do panorama econômico que afetou este segmento, muitos empresários iniciaram estudos com o propósito de desativarem suas oficinas próprias, com a alegação de que a atividade-fim da empresa era transportar produtos e não cuidar de veículos.

Houve, então, o crescimento da terceirização dos serviços de manutenção de frotas, onde muitas concessionárias de veículos aderiram ao novo processo, como também mecânicos das transportadoras decidiram investir neste negócio, abrindo oficinas para atender às empresas onde trabalhavam.

No entanto, alguns contratempos ocorreram, colocando uma espécie de freio neste novo modelo de prestação de serviço.