Banco de couro

A limpeza deste tipo de banco é mais simples quando comparada aos demais. Porém, os bancos de couro carecem de maiores cuidados para a sua manutenção. No caso da limpeza, quando o veículo for lavado, deve-se passar um pano úmido nos bancos para assegurar a higiene. Caso você queira utilizar produtos de limpeza, opte sempre pelos neutros.

 

Para manter uma boa aparência do revestimento de couro é recomendado realizar a cada seis meses a hidratação dos bancos. Esse procedimento deve ser feito sempre após limpeza e higienização dos assentos. Na hidratação são utilizados produtos para hidratar e dar brilho ao revestimento, mantendo as características do revestimento. Essa manutenção dos bancos pode ser realizada pelo dono do veículo, sendo preciso apenas adquirir os produtos necessários para realizá-la.

 

Uma dica importante é evitar exposição direta dos bancos ao sol. O revestimento exposto pode ressecar e eventualmente sofrer rachaduras. Quando este tipo de dano ocorre é muito difícil recuperar o banco às condições iniciais.

 

Banco de tecido

Estes bancos não carecem de cuidados específicos como os assentos revestidos em couro. Pelo fato de serem de tecido, são mais susceptíveis à impregnação de cheiros desagradáveis, quando, por exemplo, são molhados e secam sem o devido cuidado. Por isso, eles devem ser limpos constantemente, também podendo ser utilizados panos úmidos e produtos neutros — é recomendado também utilizar um aspirador de pó para remover melhor as sujeiras.

 

A melhor manutenção neste tipo de banco é o cuidado. A melhor maneira de conservá-los é ao evitar comer, deixar cair líquidos ou sujeiras nos assentos. Bancos de tecido são mais vulneráveis à absorção e ao aparecimento de manchas.

 

Tanto bancos de couro quanto os de tecido podem ser impermeabilizados — procedimento que deve ser feito em oficinas ou assistências técnicas. A impermeabilização dos assentos impede a absorção de líquidos e com isso evita o aparecimento de manchas. Mas isso dependerá muito do tipo de líquido ou do produto derramado nos assentos.

 

Banco misto

Como o próprio nome já diz, esse banco possui parte em couro e parte em tecido. Portanto, deve-se levar em consideração os cuidados específicos de ambos os tipos de tecido. O ideal é que seja realizada a hidratação e o uso de aspirador de pó.

 

Pelo fato dos bancos mistos não possuírem muito revestimento em couro, o intervalo entre as hidratações pode ser aumentado — cabe ao dono acompanhar a aparência dos assentos e decidir quando o procedimento deve ser realizado.