Assim como o organismo humano e dos animais vertebrados possui fluídos que auxiliam os movimentos e evitam desgastes, os automóveis também precisam de um fluído que evite desgaste de peças: o óleo.
Mas qual a função exata do óleo do motor?
O fluído chamado óleo (produto do petróleo) para motor de carro tem a função de fazer lubrificar todas as partes móveis do motor, ou engrenagens, as quais entram em intenso atrito entre si. Estamos falando de pistões nos cilindros ou de virabrequim sobre as bronzinas. Termos incomuns para o popular, mas acredite, eles funcionam e precisam de lubrificação. Abaixo seguem os erros fatais que devem ser evitados na relação óleo/motor:
A – Nunca deixar de fazer a troca de óleo. Um motorista que simplesmente esquece-se de verificar a quilometragem (no caso, o prazo que vencer primeiro) previamente determinada pela indústria que produziu o veículo para a substituição de óleo lubrificante, poderá correr o risco de ver o motor de seu carro fundido.
A determinação padrão para troca de óleo varia de 5 mil a 20 mil quilômetros, equivalente ao prazo de 6 a 12 meses. Não deixe passar desse prazo, pois isso poderá ser prejudicial, já que, deste modo, os aditivos perdem suas essenciais propriedades resultado em grave desgaste nos componentes.
B – Não se deve deixar de observar o prazo exato da troca do óleo. De acordo com os especialistas, é muito normal que o nível de óleo (medido pela vareta) desça de nível alguns dias antes de vencer o prazo da substituição, dado que existe o processo de combustão sobre um pequeno volume do lubrificante no funcionamento do veículo.
Entretanto, é necessário estar atento às seguintes anormalidades dentro dessa operação:
O consumo excessivo, dado que em um motor novo será normal o resultado ser completar um litro em cada 5 mil km.
No mostrador, o nível indicado na medida via vareta poderá estar distorcido devido ao veículo não estar no plano, ou porque o motor foi desligado naquele momento.